Utilizado desde o século XV, o tarot ainda é considerado um dos mais poderosos instrumentos, não apenas o tarot para iniciantes, aquele que geralmente acreditam ser somente para desvendar o futuro, mas também como ferramenta de autoconhecimento e cura.
Te convidamos para embarcar nessa jornada conosco a partir de agora, para que você também acesse todo esse poder na sua vida, e ainda possa levar mensagens de luz e cura para outras pessoas através do tarot.
A História do Tarot
A origem do tarot ainda é desconhecida, mas de acordo com alguns estudiosos, o tarot teria surgido na Itália do século XV, mais especificamente, no centro da nobreza de Milão, Ferrara e Florença.
Naquela época, suas lâminas (cartas) eram usadas para diversão, e originalmente, era composto por apenas quatro naipes de Arcanos Menores, mas com o passar do tempo, os artistas começaram a adicionar outros elementos gráficos, e com isso criando aos poucos os Arcanos Maiores.
A maioria dos baralhos era minuciosamente pintada à mão, com tinta de ouro, o que os tornava extremamente caros. A nobreza tinha o tarot como obras de arte e até as ofereciam como presente de casamento para membros da realeza.
No final do século XV os baralhos de tarot foram proibidos pela Igreja Católica, contudo essa proibição acabou algum tempo depois, já que o tarot era utilizado principalmente pela nobreza ou pelas classes dominantes, com quem a Igreja evitava se indispor.
Apenas em meados do século XVIII é que surgiram alguns relatos do uso do tarot para estudos de astrologia e adivinhação em escolas ocultistas da Europa. A partir de então a população percebeu que as lâminas eram mais do que apenas um jogo e o tarot passou a ser usado como parte filosófica do ocultismo e fonte de conhecimento.
Ao longo dos anos o tarot se multiplicou em muitas versões e, a partir da década de 70, se tornou mais inclusivo e acessível.
Há também aqueles que acreditam que o tarot se originou no Egito. Algumas culturas acreditam que o simbolismo do Tarot foi extraído dos segredos esotéricos de sacerdotes egípcios.
Nesta versão, as cartas do Tarot seriam o único “livro” sobrevivente do grande incêndio que queimou as bibliotecas do antigo Egito. Para eles, as cartas são consideradas as chaves hieroglíficas da vida.
Independentemente da origem e da trajetória do tarot ao longo da história, atualmente, suas lâminas são consideradas mais do que para adivinhação ou para o autoconhecimento. O tarot é praticamente uma cultura, um estilo de vida.
Suas cartas são uma oportunidade de reflexão sobre as questões mais humanas a partir do contato com as imagens simbólicas, carregadas de sabedoria ancestral e arquetípica, que a combinação de cores, números, figuras e elementos lúdicos apresentam.
[Fonte da Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/cartas-de-jogar-brancas-e-amarelas-39018/ acessado em 03/12/22]
Quais são os naipes e arcanos do Tarot
O tarot é um baralho composto por 78 cartas, sendo que 22 são conhecidas como Arcanos Maiores e as outras 56 são chamadas de Arcanos Menores, compostas pelas cartas de um baralho normal, inclusive com os naipes (copas, ouros, espadas e paus).
Os Arcanos Maiores no tarot representam questões do eu interior, de questões muitas vezes inconscientes e da individualidade, enquanto que os Arcanos Menores, falam do eu exterior, de questões relacionadas ao cotidiano e da personalidade da pessoa.
Os Arcanos Maiores do tarot são representados por 22 lâminas: O Louco, O Mago, A Papisa (Sacerdotisa), A Imperatriz, O Imperador, O Hierofante (Papa), Os Enamorados (Amantes), O Carro, A Justiça, O Eremita, A Roda da Fortuna, A Força, O Pendurado (Enforcado), A Morte, A Temperança, O Diabo, A Torre, A Estrela, A Lua, O Sol, O Julgamento e O Mundo.
Conheça tudo sobre os Arcanos Maiores do Tarot através de um artigo especial que fizemos explicando o significado e o arquétipo de cada uma dessas 22 cartas. Está imperdível!
Os Arcanos Menores do tarot são divididos em 4 naipes: Copas, Paus, Espadas e Ouros. Esses 4 naipes também correspondem aos 4 elementos da natureza: água, fogo, ar e terra, respectivamente. Cada elemento corresponde a uma dimensão da natureza humana: emoção, espírito, mente/intelecto e matéria, respectivamente.
Copas – água – emoções: representa as nossas emoções, intuição, reflexão interior.
Paus – fogo – espírito: representa a energia, a espiritualidade interior, a transformação e o poder de criação do ser humano.
Espadas – ar – mente/intelecto: representa o aspecto racional, os pensamentos e a nossa comunicação.
Ouros – terra – matéria: representa o fundamento da vida, os bens materiais, o tempo, o corpo físico e também questões profissionais.
O Tarot para Iniciantes
Se você está iniciando agora sua jornada de descobertas sobre a magia do tarot, vamos te ajudar a dar os primeiros passos de forma mais consistente. Então continue conosco!
Qual o melhor baralho de tarot para iniciantes?
Atualmente temos centenas de baralhos, baseados nas mais variadas temáticas e abordagens. Contudo, o melhor tarot para iniciantes costuma ser baseado nos baralhos de tarot mais tradicionais. Os decks mais tradicionais possuem ilustrações mais fidedignas com os arquétipos originais do tarot, e por isso, são mais fáceis de serem compreendidas e absorvidas pelos iniciantes. Temos quatro decks de tarot para iniciantes mais tradicionais ou conhecidos:
Tarot de Marselha: foi o primeiro baralho criado na França e é considerado o tarot mais tradicional do mundo.
Tarot de Rider Waite: é o tarot mais vendido do planeta.
Tarot Mitológico: suas as cartas substituíram as imagens tradicionais por ilustrações com personagens da mitologia grega. É bastante indicado para quem tem facilidade de aprender com histórias.
Tarot de Thoth: suas as cartas são ligadas à astrologia e figuras da mitologia egípcia. Os arcanos deste deck possuem nomes diferentes dos demais decks de tarot.
O ideal é conhecer a história e a finalidade de cada um deles. Para isso temos um artigo especial que aprofunda um pouco mais sobre esses e outros baralhos de tarot mais conhecidos. No artigo “Tipos de Tarot” você vai conhecer os 9 baralhos de tarot iniciante mais conhecidos, suas diferenças e semelhanças, dificuldades e facilidades, além da aplicação das cartas de tarot iniciante.
Com certeza um deles tocará seu coração e, sem dúvida, te ajudará a definir qual o melhor tarot para iniciantes, o mais adequado para você.
Como utilizar o tarot como Ferramenta Terapêutica?
Mais do que um instrumento de previsão, o tarot é ainda mais poderoso quando utilizado como ferramenta terapêutica. A diferença está na forma de utilização das cartas do tarot. O tarô psicológico para iniciantes, e também para quem já tem conhecimento do significado de suas lâminas, entende as cartas como um instrumento de autoconhecimento, capaz de te conduzir por um caminho mais alinhado com sua essência, desde que você se permita interpretar e seguir seus conselhos.
Cada carta do baralho de tarot para iniciantes vem com uma ilustração, repleta de significados e simbologias que, em conjunto com outras cartas, formam um panorama da vida do consulente (quem se consulta). Essas ilustrações trazem mensagens positivas ou negativas, relacionadas ao passado, ao presente e ao futuro.
Aqui estão alguns benefícios de utilizar o tarot como ferramenta terapêutica em benefício próprio ou para agregar na vida de outras pessoas como uma taróloga terapeuta profissional.
- Incentiva a autodescoberta
O tarot é capaz de identificar com clareza em quais aspectos precisamos melhorar, inclusive os aspectos inconscientes que nos atrapalham.
- O tarot nunca mente ou falha
O tarot sempre apresenta uma visão mais honesta e clara sobre o que está acontecendo, ou que aconteceu, em sua vida. Mesmo que nos recusemos a aceitar.
O tarot sempre a conduzirá para sair da zona de conforto e assumir a responsabilidade por aquilo que te desagrada.
- Proporciona mais serenidade para encarar a vida e os desafios
Quando não temos clareza sobre as situações que vivenciamos, somos tomados por sensações de ansiedade e medo com mais frequência.
O tarot te proporciona o autoconhecimento necessário para modificar tudo o que é preciso para que você consiga alcançar tudo o que deseja.
- Proporciona mais segurança para tomar decisões difíceis
O tarot não prevê o futuro, afinal o futuro está em constante mudança, de acordo com as decisões que tomamos em cada momento de nossa vida. Contudo, ele pode apontar os caminhos e as possíveis consequências para cada decisão que você tomar.
- O tarot promove mudanças
Quando você tem consciência do que precisa ser feito ou mudado para seguir no rumo que deseja, se torna mais leve e fluido avançar na jornada diária. O tarot pode te proporcionar essa consciência.
- Estimula o processo de autoconhecimento
O autoconhecimento é o fundamento do sucesso em qualquer empreitada, grande ou pequena. Ele é essencial para nos desenvolvermos em todas as esferas: pessoal, profissional, amorosa ou espiritual. O tarot é, sem dúvida, uma das ferramentas mais poderosas para acessar sua essência mais profunda e aprender a utilizá-la como aliada no seu caminho, tanto a luz quanto a sombra.
- Promove segurança e estabilidade
O tarot oferece diversos conselhos e respostas que irão te dar total segurança e estabilidade para pensa e agir. Todas as respostas já estão no seu interior e o tarot é capaz de te mostra-las de forma clara e profunda.
Conheça mais sobre os benefícios de utilizar o tarot como ferramenta terapêutica no nosso artigo “Curso de Tarot Terapêutico”, e acesse todo o poder de cura que o tarot pode te proporcionar.
[Fonte da Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/realizacao-conquista-facanha-sucesso-6944906/ acessado em 03/12/22]
Conclusão
O mais mágico no tarot é que você não precisa possuir qualquer habilidade específica ou mediunidade para poder acessar seus significados e poder de cura. O tarot para iniciantes é acessível a todas as pessoas que se dediquem ao aprendizado do significado se suas lâminas.
Uma boa dica para dar início mais rapidamente ao seu crescimento pessoal, profissional, amoroso e espiritual é fazer uma consulta online de tarot. Você pode marcar o melhor horário pra você e já começa a ter contato com o tarot.
Numa consulta online de tarot, o tarólogo terapeuta falará sobre coisas que aconteceram no seu passado, mas que continuam influenciando sua vida. Também abordará questões do seu presente e futuro, te orientando, através das orientações oferecidas pelo tarot, sobre quais as melhores decisões a serem tomadas neste seu momento atual.
Procure um(a) profissional de confiança, mas lembre-se de que, independentemente do que as cartas indicarem, somente você é responsável pelo seu futuro. Os oráculos e tarólogos são apenas guias, portanto, faça escolhas conscientes e ativas para alcançar uma vida plena e feliz.
Até a próxima!