Conhecer e decifrar os símbolos das imagens das cartas é a base do aprendizado da leitura do tarot.
Mas não se preocupe!
Com o baralho de tarot adequado e o conhecimento dos atributos de cada carta, você terá em suas mãos uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e elevação da consciência, que pode transformar a sua vida e a de todos à sua volta.
O Tarot se baseia na sabedoria ancestral dos arquétipos.
Os arquétipos acionam em nossa mente significados inconscientes e intuitivos.
É um movimento natural, ou seja, você não precisa se esforçar para compreender.
Os símbolos nas imagens das cartas de tarô são o que dão significado à cada carta e a compreensão da combinação desses arquétipos é o que fará com que você decifre a mensagem completa.
Neste artigo, quero dar algumas dicas que podem economizar muito tempo na sua jornada para aprender a ler o tarot.
Nesse artigo você saberá:
Como aprender a ler o tarot
A primeira regra para aprender a ler o tarot é que: não existe regra!
Isso mesmo. Você não precisa ser médium, nem ter habilidades especiais, nem tampouco ser o ser humano mais perfeito ou zen budista…
O tarot é uma ferramenta acessível a qualquer pessoa que se disponha compreender e estudar os significados das cartas do tarô.
O ideal pra quem está começando a ler o tarot é ter um mentor competente para te guiar nesta jornada. Um mentor, por ser capaz de aprofundar sua percepção dos significados vai te ajudar a economizar tempo e ser mais assertivo.
Contudo, estudar por conta própria também é uma ótima maneira de começar sua jornada no tarot.
E com as dicas que vou te dar neste artigo, você com certeza vai começar no caminho certo.
FAÇA LEITURAS SIMPLES PARA VOCÊ
O baralho de tarot requer de você intimidade e conexão. Quanto mais contato com as cartas e o tarot você tiver, mais fluente será sua interpretação e compreensão das mensagens.
Para isso, faça leituras simples pra você.
- Escolha um horário que mais lhe agrade e a quantidade de vezes na semana que se adeque à sua rotina.
- Enquanto embaralha as cartas, concentre-se na pergunta que você quer fazer ao tarô.
- Misture as cartas quantas vezes quiser.
- Abra as cartas na mesa e retire 3 cartas.
Dica: Não há nenhuma forma específica de embaralhar as cartas. Contudo, pode ser uma boa ideia dividir as cartas em Arcanos Maiores e Menores para se familiarizar melhor com eles.
Você pode começar fazendo leituras apenas com os Arcanos Maiores e, depois de dominar o significado de cada uma das cartas, acrescente os Arcanos Menores.
Observe com calma as figuras em cada carta e identifique o que elas significam pra você. Como você se sente? O que você acha que aquela imagem significa? O que representa pra você?
Faça isso com cada carta isoladamente e depois combine os significados das 3 cartas juntas.
Você pode escrever ou gravar um áudio dizendo o que você compreendeu. O mais importante nesse processo é confiar na sua intuição e aprender a externalizar o entendimento que teve da mensagem em cada leitura.
Como escolher o baralho de tarot ideal para começar
O primeiro baralho é uma escolha muito pessoal, contudo, começar com o tarot adequado fará toda a diferença no tempo de aprendizado.
Meu conselho é que você escolha um baralho que seja fácil de interpretar, com imagens simples e simbolismo claro.
Os baralhos de tarot originais possuem a simbologia original dos arquétipos, o que facilita o aprendizado da simbologia de cada arcano.
O tradicional Tarot de Marselha ou o Tarot Rider Waite são ótimos para iniciar seu caminho.
Eles são facilmente encontrados em grandes livrarias e também pela internet.
Como decifrar os símbolos nas imagens das cartas
O mais importante neste momento é você entender que as cartas não possuem um significado exato.
Portanto, não tente decorar significados porque isso só vai engessar sua leitura e entendimento.
COMECE COM OS ARCANOS MAIORES
Os Arcanos Maiores são a base do aprendizado da leitura do tarot. O ideal é que você comece a compreender os arquétipos dessas 22 cartas.
Todos os arcanos menores derivam dos maiores
O segredo é olhar para os arcanos maiores como uma história sequencial. A jornada do Louco em seu caminho para a iluminação.
Você pode dividir essa história em fases para facilitar o entendimento:
– As primeiras 7 cartas o Louco aprende sobre “possuir poder”. Como utilizar esse poder de forma destrutiva ou para beneficiar o mundo.
– As próximas 7 cartas mostram como o Louco entende quem ele realmente é, aprendendo a lidar com seus sentimentos, perspectivas e crenças.
– As últimas 7 cartas falam sobre espiritualidade e tudo o que a alma precisa para o auto aperfeiçoamento e a compreensão das lições da vida.
Colocar-se no lugar do Louco te ajuda a compreender e refletir sobre diferentes situações e lições de sua própria vida.
O tarot, desta forma, pode promover profundas transformações. É o que chamamos de tarot terapêutico. Provavelmente a forma mais poderosa de análise e interpretação das cartas do tarô.
DECIFRANDO AS IMAGENS
Toda composição da imagem dá pistas do que aquela figura quer falar para você.
As cores possuem significação importante na interpretação.
Por exemplo, a cor vermelha representa a matéria, ação, o concreto. Enquanto a cor azul representa as emoções e o mundo imaginativo e criativo.
Também encontramos símbolos astrológicos, como por exemplo o caranguejo na carta “A Lua”, que representa o signo de Câncer, e por sua vez traz vários significados ao que a carta “A Lua” representa.
Entender o significado de cada elemento também é imprescindível para aprender a ler o tarot.
O elemento fogo, do naipe de paus (arcanos menores), por exemplo, representa a energia masculina cheia de ação, ambição, imprevisibilidade, paixão e sexualidade. Está ligado ao plano espiritual.
Por outro lado, o elemento água, do naipe de copas, representa a energia feminina fluente, que se adapta e purifica. Está ligada às emoções e sentimentos.
O elemento ar do naipe de espadas, é um elemento masculino que representa o pensamento estratégico e também a comunicação.
Já o elemento terra no naipe de ouros é um elemento feminino que representa aspectos práticos, voltados para a estrutura, a carreira e finanças em nossas vidas.
APRENDA DIFERENTES JOGADAS
Como dissemos anteriormente neste artigo, anotar a sua interpretação de cada carta fará toda a diferença no seu progresso.
E para te ajudar a ter mais confiança na sua interpretação, você pode utilizar jogadas que já possuem um significado determinado em cada casa. Desta forma, você só precisa interpretar a carta de acordo com a casa em que ela saiu.
Por exemplo: num tópico anterior mostramos uma jogada simples com 3 cartas. Você pode interpretar a primeira carta como sendo referente ao passado, a segunda referente ao presente e a terceira referente ao futuro.
As cartas nos possibilitam uma infinidade de combinações de jogos e estilos de leitura para obter as respostas às nossas questões.
A Mandala, a Cruz Celta, Templo de Afrodite, a Mandala Astrológica, Três Cartas, Método Peladan, são apenas alguns exemplos de tiragens que podem facilitar a sua interpretação, principalmente nesta fase inicial de estudo, quando você ainda está aprendendo a ler o tarot.
Com o passar do tempo e a prática, você sentirá cada vez mais segurança nas suas interpretações e então poderá se aventurar em tiragens mais intuitivas.
O estilo definido como Tarot Terapêutico é mais expansivo em comparação ao método adivinhatório das tiragens citadas anteriormente.
A tiragem no formato do tarot terapêutico nos traz, além das respostas que precisamos, muitas possibilidades de compreendermos as situações por meio do entendimento e desenvolvimento pessoal, promovendo o autoconhecimento.
Uma forma eficiente de conhecer o poder do tarot terapêutico é fazer consultas de tarot online com profissionais tarólogos que seguem essa linha de trabalho.
Conclusão
Estudar por conta própria é uma ótima maneira de começar no tarot, mas provavelmente você irá se deparar com assuntos nos quais precisa de alguma orientação.
Num bom curso de tarot, você tem acesso a todo o conhecimento necessário sobre o tarot, já organizado de forma didática. Isso diminui bastante o seu tempo de aprendizagem.
Portanto, um passo importante para aprender a ler o tarot, é aceitar ajuda e ser conduzida por um mentor(a).
Além de ter acesso a um ambiente com outras pessoas que estão em sintonia com a sua busca por se aprofundar no conhecimento do tarot, você ainda pode tirar dúvidas com alguém que tem experiência na área.
Faço então um convite para você conhecer a Formação de Tarot Terapêutico: Teoria e Prática.
Um curso completo de tarot que contempla todas as cartas, tiragens e detalhes, além de permitir que o aluno se profissionalize e seja capaz de realizar consultas para amigos e clientes bem como para si mesmo através de uma leitura muito ampla e objetiva.
Você não precisará mais ficar buscando fatias de conhecimento pelo caminho. Valorize seu tempo e esforço. A sabedoria está em seguir os passos de quem já chegou onde você quer chegar.